sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Atlético Paranaense

FuracããããO EoooO! AtléticooooOooo!



Atlético 1 x 0 Palmeiras




Hoje quero homenagear o Atlético, meu time do coração, pela sua vitória!


Como tudo começou...

Em 1914, em Curitiba, jovens moradores formaram e denominaram duas equipes: Leão e Tigre. Um jogo entre os dois foi vencido pelo Tigre pelo escore de 2 x 1 e na churrascada que se seguiu, em ânimo de confraternização, decidiram os dirigentes de ambas as facções fundirem-se a fim de disputar, em condições de igualdade, os torneios da cidade. Surgiu, assim, o Britânia Sport Club, nome dado em homenagem à Grã-Bretanha, berço do futebol.

Em 1917, surgia uma figura interessante mas complexa, que mais tarde viria a ser conhecida como tapetão: o Britânia, inconformado com derrota diante do Coritiba, alegando prejuízos face arbitragem facciosa, desiste de repente do campeonato. Por outro lado, o América se vê na contingência de fundir-se com o Paraná, resultando daí o América-Paraná, nítido arranjo em termos de sobrevivência. As ligas, então distintas em 1916, uniram-se, unificando também os critérios. Ficavam assim valorizadas as disputas diretas entre as equipes. Em conseqüência, o forte América-Paraná foi o campeão do ano.

Mas vieram os anos de 1918, 1919, 1920, 1921, 1922 e 1923: hegemonia incontestável do Britânia. O hexacampeonato do Britânia fora um tormento! Uma pedra no sapato dos demais. O International e o América foram campeões, respectivamente, em 1915 e 1917. O Coritiba em 1916. Depois disso só deu Britânia, socialmente uma equipe frágil. Além disso, não possuía nem tradição nem popularidade e sequer dispunha de apoio de uma colônia. Apesar de tudo, abocanhou seis títulos seguidos.
Numa época de implantação como aquela, o fato era fundamentalmente negativo. A hegemonia de um grupo pequeno e isolado fatalmente abalaria o estímulo, o entusiasmo. O América, popularíssimo; o International idem, afora a cobertura que detinha dos tradicionais troncos provincianos; o Coritiba, toda uma colônia. O problema era sério. Não bastassem os brios altamente feridos!

Além de tudo, alguns problemas paralelos: o América não havia pago dívida contraída perante a liga regional, resultando no fato de o campeão da segunda divisão, o Universal, solicitar inscrição na vaga naturalmente aberta pela punição de cancelamento incidente sobre o América. O jogador americano, Ernesto de Moura Brito, mais do que depressa, paga a dívida junto à liga, o que a obriga a uma salomônica decisão: determinar jogo extra entre América e Universal, como critério para ocupar a tal vaga para o campeonato de 1923.

O jogo transcorria normalmente e, quando estava 3 x 3, foi marcado um pênalti contra o América. Uníssono ao primeiro grito de Marrecão, capitão da equipe e expulso imediatamente, o América retira-se do gramado e perde a vaga por desistência. Três dias depois, como saída encontrada e já dando largas a comentários e desejos recônditos, próceres do América e do International reuniram-se para tratar da fusão entre as duas agremiações. Mas discordaram quanto às cores da camisa. E nisso, passou-se um ano.

Em março de 1924, porém, os dirigentes se entenderiam: o desportista Luiz Guimarães - Zalacain -, ex goal-keeper americano, empresário, jornalista e editor esportivo, ligado por laços de parentesco aos Gonçalves, família a que pertencia Marrecão, além de dar-se muito bem com a elite tradicional do International, teve ação decisiva relativamente às providências. Sob a presidência de Arcésio Guimarães, presidente do Internacional, uma Assembléia Geral aconteceu. A união de Internacional e América foi concretizadano dia 21 de março de 1924 e no dia 26, oficialmente, foi empossada a diretoria do novo clube.

Surgia, assim, o Clube Atlético Paranaense.

Títulos:

1925 - Campeonato Paranaense
1929 - Campeonato Paranaense
1930 - Campeonato Paranaense
1934 - Campeonato Paranaense
1936 - Campeonato Paranaense
1940 - Campeonato Paranaense
1943 - Campeonato Paranaense
1945 - Campeonato Paranaense
1949 - Campeonato Paranaense
1958 - Campeonato Paranaense
1970 - Campeonato Paranaense
1982 - Campeonato Paranaense
1983 - Campeonato Paranaense
1985 - Campeonato Paranaense
1988 - Campeonato Paranaense
1990 - Campeonato Paranaense
1991 - Schützi-Cup
1995 - Campeonato Brasileiro da Série B
1998 - Campeonato Paranaense
1998 - Copa Paraná
1999 - Seletiva para a Libertadores
2000 - Campeonato Paranaense
2001 - Campeonato Paranaense
2001 - Campeonato Brasileiro
2002 - Campeonato Paranaense
2003 - Copa Sesquicentenário
2005 - Campeonato Paranaense
2009 - Campeonato Paranaense
2010... vamos torcer juntos! ;) Good Vibes!



Arena...
Passear pela Arena é mais que conhecer um estádio bem estruturado e construído para oferecer conforto e respeito ao torcedor. Fazer uma visita à casa do futebol atleticano é também experimentar um breve, mas denso mergulho na mística que a torna o templo da paixão de todo torcedor rubro-negro, mas que também faz dela um assombro para as equipes adversárias.




Os Fanáticos...
A Torcida Rubro Negra mais linda do Brasil. A TOF é a única Torcida do estado que realmente possui 31 anos de existência e trabalho ininterrupto. Desde que foi fundada, em 1977, não deixou nunca de acompanhar o Furacão e não ficou afastada por nenhum período das arquibancadas. Torcida de verdade não pára e muito menos faz intervalos.

Copa 2014...
Arena da Baixada será o estádio de Curitiba na Copa do Mundo de 2014. Embora o prazo não tenha sido definido claramente, a previsão é de que a reforma seja iniciada no primeiro trimestre de 2011. Quando concluída a Arena deverá ter capacidade para 41 mil pessoas sentadas. Entre outras mudanças, a obra prevê a extinção do fosso que separa o gramado das arquibancadas e da área de circulação no entorno do gramado. Previstas no caderno de encargos da Fifa, estas obras visam aproximar o público e dar maior visibilidade ao jogo.

Bom, registrei apenas alguns fatos sobre o Atlético, se eu fosse escrever tudo, faria um site! Rs... Vamos torcer muito para ganharmos os próximos jogos (ou pelo menos tentar... =( pois já está próxima a final) do campeonato Brasileiro e aguardar para comemorar a Libertadores no próximo ano!! =D




Para conhecer mais sobre o Atlético

Torcida Os Fanáticos



Found at: FilesTube

2 comentários:

LoirAzuL disse...

eeeeeeeeeoooooo
eoooooooooo
atléticooooooo

Kekéh disse...

*-* time mais maravilhosoo do mundo :D
hihi exagerada :p
a materia sobre o furacaO fiko bem completa kau... tah d parabens :D

ti amoo minha bbzinha

tua maninha kathy =]