sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lírio...

...que flor maravilhosa! Linda e cheirosa!
combina com você LoirAzuL!
Hoje o post é em homenagem a minha mamys Rubia, que ama esta linda flor... Ti amo mto minha princesa! s2




          Os lírios são muito populares e guardam o posto de 5º lugar de flores mais vendidas no mundo. O lírio é o nome dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia e América do Norte. As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 m de altura.
          A sua forma alongada e elegante é composta por seis pétalas que se reúnem em forma de hexágono, simbolizando, também, os níveis superiores da inteligência.
O lírio é originário da Europa, Ásia e América do Norte.
          Algumas espécies são nativas dos trópicos, de regiões com altitude elevada. Porém, todas as espécies existentes hoje são originárias de vários cruzamentos entre si, dando origem a inúmeras variedades e cores: são os chamados lírios híbridos.


Os lírios pertencem à família das Liliáceas e os principais grupos são:

Lírios Orientais - caracterizados pelos que apresentam mais perfume e flores grandes;

Lírios Asiáticos - com flores menores, quase sem perfume, mas com cores fortes e bem variadas;

Lírio longuiflorum - de flor grande, na cor branca e creme.



_____________________________________________________
Como cuidar do seu vaso de lírio

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário, até que água saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a água se acumule no pratinho. Para fazer com que o lírio em vaso floresça novamente, o procedimento é complicado e não é garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma série de passos:

1. Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;

2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão. 
_____________________________________________________


_____________________________________________________
Curiosidades

- Alguns dizem que o Lírio nasceu das lágrimas que Eva derramou ao abandonar o Jardim do Éden.
- O lírio sempre foi visto como o símbolo da pureza e é uma das flores mais antigas do mundo. Pode ser encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera.
- O lírio é relacionado à Virgem Maria, em homenagem à sua pureza e, talvez por esse motivo, seja muito usado em buquês de noiva e em festas religiosas.
- Na alquimia, fabricava-se um perfume mágico a partir desta flor, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam ritualísticas. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações.
- O lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefícios.
_____________________________________________________


_____________________________________________________ 

LÍRIO IN NATURA

Chá de lírio - São substâncias, lícitas (medicamento artane) ou ilícitas (chá de lírio) que produzem alterações mentais como as alucinações, provocando dilatação das pupilas (midríase). Sabe-se que todas as drogas anticolinérgicas são capazes de, em doses elevadas, além dos efeitos no nosso corpo, alterar as nossas funções psíquicas. Os medicamentos anticolinérgicos são muito úteis na medicina para tratamento da Doença de Parkinson.

Os Efeitos Do Chá de Lírio:

Os anticolinérgicos, tanto de origem vegetal como os sintetizados no laboratório, atuam principalmente produzindo delírios e alucinações. As descrições de sentimentos persecutórios são comuns. Os delírios e alucinações dependem bastante da personalidade da pessoa e de sua condição, assim, nas descrições de usuários destas drogas, encontram-se relatos de visões de santos, animais, estrelas, fantasmas, entre outras imagens. Existem pessoas que descrevem terem "engolido a língua" e quase se sufocarem por causa disto. Ainda, em casos de dosagens elevadas, o número de batimentos do coração sobe exageradamente, podendo chegar até acima de 150 batimentos por minuto. 
_____________________________________________________


"Olhai os lírios do campo, como eles crescem: eles não trabalham, nem circulam: nem Salomão, em toda a sua glória não foi comparado a um desses". 
(Mateus 6:28-29)


Beijinhos...
Ótimo final de semana!!
Comentem...

2 comentários:

loirazul disse...

aaaaa q linda vc minha gata!
post dedicado a mim q orgulho hihihi... brigada linda! vc e a kathy são os lírios mais lindos, preciosos e perfeitos do meu jardim nunca eskeça disso!!!
ti amooo mtoo minha filha kirida!

Kekéh disse...

Essa flor eh taoo linda
qndu vejo ela penso na mamys!!

Amo vc neneinzinha da keke!

bjoos no korpo :D