segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Skate...

...esporte que eu gosto muito! Não ando, mas admiro quem pratica! 
E o post de hoje é em homenagem ao Rafael Sauer,
que anda de skate há 11 anos, e manda muito bem!
Adoro vc Rafa!! =)



O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (ingl. deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater. O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.


ANOS 60

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois. Eles queriam criar um surfe no asfalto então criaram o skate.


ANOS 70

Em 1973, o norte-americano Frank Naswortly inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 2,5 kg.
Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate, realizando manobras do surf sobre ele.
Em 1979, Alan Gelfand inventou o Ollie-Air, manobra com a qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados e é base de qualquer manobra. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. Não se pratica Street Style sem o domínio do Ollie-Air. Tom "Wally" Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 70. Ele é mais conhecido pela assinatura de manobras como "wall rides" and "backside airs." Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) nos anos 70, e foi um primeiros dos skatistas de piscina. "Em 1976 nós andávamos de skate em piscinas vazias", disse Inouye. "Ninguém sabia o tudo o que se podiam fazer então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar". "Forçar" foi exatamente o que levou à suas assinaturas de manobras. O “wallride” (andar na parede), você anda com o skate pela parede e depois volta para o chão. "Nós todos tentávamos subir na parede. Eu acho que fui o único que conseguiu fazer isso", disse Inouye. E a manobra passou a ser chamada de Wallride e por isso o chamam até hoje de Wally.


ANOS 80


Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade freestyle foi Rodney Mullen. Mullen desenvolveu várias manobras como flip, heelflip, hardflip, kickflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das atualmente é derivada destas manobras. Rodney Mullen foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor skater do mundo na sua modalidade. Outro revolucionário, na modalidade Vertical, foi Tony Hawk. Hawk inovou a maneira como os skatistas devem abordar o Half-Pipe, sempre procurando ultrapassar os limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras. É tido como o maior skatista de todos os tempos na modalidade!



ANOS 90

Nos anos 90, o brasileiro Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no Skate: o Switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar Skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o Skate passou a não ter mais "lado", ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do Skate, agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica.
O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado em 1993 e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta,hoje, com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate).
No ano de 1995 Digo Menezes conquista o primeiro título mundial de vertical para o Brasil.
Em março de 1999 foi fundada em Curitiba a CBSk Confederação Brasileira de Skate, a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate (skateboard) no território brasileiro.



ANO 2000

É fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005.
Em 2001 Og de Souza um skatista que na sua infância sofria de poliomielite, foi citado nas revistas Tribo Skate, CemporcentoSKATE entre outras em 2001 ganha o campeonato profissional no Best Trick (se deriva da palavra que vem do inglês) mesmo que melhor manobra.
Em 2008 Mega Rampa chega ao Brasil, sendo primeira vez no Hemisfério sul, foi montando no Sambódromo do Anhembi pelo skatista dos anos 80 George Rotatori.
Como resumo dos grandes nomes no skate, podemos destacar em ordem temporal: Os Z-Boys em si (tais como Jay Adams, Stacy Peralta, Lucas O., Tony Alva, Shogo Kubo, Bob Biniak, Nathan Pratt, Jim Muir, Allen Sarlo, Chris Cahill, Paul Constantineau, Peggy Oki e Wentzle Ruml), Alan Gelfand, Rodney Mullen, Marcus C., Bob Burnquist e por fim Mike Vallely.


Atletas do Esporte

Tony Hawk: Considerado o maior skatista de todos os tempos . Tony é detentor de 12 campeonatos mundiais de Vertical, três campeonatos mundiais de Street Style e oito X Games.

Rodney Mullen: Considerado por muitos como um dos skatistas mais influentes do mundo, principalmente por ter criado a maioria das manobras que deram origem ao que o skate é hoje.

Bob Burnquist: Famoso por suas difíceis manobras em switchstance e por ser um dos melhores atletas na nova modalidade de vertical, big air.


Bam Margera: Um dos skatistas mais famosos do mundo principalmente por ter seu programa na MTV e famoso também pela sua comédia Jackass,ele é overall muito famoso por ser um ótimo skatista tanto na vertical quanto no street.

Chris Cole: conhecido pelo seu estilo/categoria street, Cole é um skatistas, famoso em executar manobras técnicas e ousadas em corrimão de escada e “gaps”.

  • Filme sobre Skate: The Lords of Dogtown e Z-Boys
  • Livro Brasileiro: A Onda Dura




Assista:


2 comentários:

Unknown disse...

ahhh vaaahhhh!!!
isso pra mim?!?!
haaaaa .. tá demaaaaais minha flor
sabe q skate é meu primeiro amor...
e ficou muito bom esse post ae..
história completa!!
e a gente do streetão agradecemos aos surfistas por terem essa idéia de montar um carrinho pra ONDA DUUUURA!!

só tenho a agradecer...
valeeew mesmo kauzinha!!

adoro vc!!

bjão
Rafael Sauer

Kekéh disse...

Ki massa fikou o post...
a materia, historia tudo :D
massa o video tbm...

deve ser mara saber anda d skt! :D
um dia eu aprendo fzr umas manobras, kem sabe, rs

Ti amoo ppzinha!

bjooss *-*